Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

7.7.05

Gestores denunciam falta de ambição da Câmara CDU

Santiago continua “a ver navios”

A incapacidade de Santiago do Cacém, o terceiro município mais populoso do Alentejo, aproveitar o potencial económico do porto de Sines foi um problema posto em evidência no primeiro de dois fóruns organizados pela concelhia local do PS, sábado passado, na Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André.

“Como é possível um concelho limítrofe de Sines nada lucrar até hoje com isso?”, foi a questão levantada pelo consultor e gestor de empresas Lebre de Freitas, no primeiro fórum “Santiago em Acção: Um projecto para o Concelho”, onde indagou ainda porque, face à notícia da criação de um “cluster” aeronáutico em Évora, “com um potencial de criar 700 postos de trabalho na região, nenhum responsável político de Santiago se mexeu para saber como poderá o seu concelho participar”.

Com Cascão da Silva - candidato socialista nas Autárquicas de Outubro, que tem por meta conquistar a Câmara que, em 2001, escapou ao PS por apenas 580 votos – atento na audiência do fórum, o consultor Lebre de Freitas desfiou outros exemplos de grande potencial económico que o município tem esquecido, por não “estar sempre atenta às possibilidades no mundo dos negócios”.

Para Lebre de Freitas é fundamental a existência de “um programa de actuação concelhio, que aponte o recurso aos fundos comunitários, que faça o levantamento das dificuldades de gestão das empresas do concelho, que apoie os jovens empresários e estude os pontos de interesse comuns a Santiago e Sines”, para assim poder lucrar do complexo industrial localizado no concelho vizinho.

A necessidade de contrariar o isolamento foi também salientada por Duarte Lynce de Faria, administrador do Porto de Sines, para quem é necessário assumir que “o triângulo constituído por Sines, Santiago do Cacém e Santo André pode aproveitar a segunda fase do Terminal XXI, que será o primeiro passo para chegar à Extremadura espanhola e atingir a zona económica de Madrid”.

No painel dedicado ao Desenvolvimento Económico, o administrador do Porto de Sines sustentou que “este triângulo, visto como um todo, terá grande importância local, regional e nacional”, dado ser possível crescer, sem os problemas da pressão urbanística, que afectam outros grandes ancoradouros europeus.

“Os portos fortificados, sem ligações viárias e logísticas, ficam impossibilitados de crescer para outros negócios, que não os petrolíferos”, sustentou Lynce de Faria, lembrando que “Sines está num momento de viragem, apesar de ter sido e ainda ser um porto energético”.

A opção estratégica assumida pela Administração do Porto de Sines, que passa pela necessidade de apostar na construção de linhas ferroviárias para rapidamente alcançar a fronteira espanhola, terá inevitavelmente, na óptica do administrador, uma importância fulcral na “criação indirecta de postos de trabalho” em toda aquela zona do litoral alentejano.

O primeiro dos dois fóruns “Santiago em Acção: Um projecto para o Concelho”, promovidos pelo PS de Santiago do Cacém, constituiu uma jornada “extremamente positiva” para Cascão da Silva, o engenheiro e candidato autárquico que acredita poder levar os socialistas ao poder, pela primeira vez, naquele município do litoral alentejano.

Tendo em vista o debate da realidade concelhia e perspectivando a elaboração do programa eleitoral do PS, a organização dos fóruns “Santiago em Acção: Um projecto para o Concelho”, decidiu compilar todas as notas informativas neste blogue, onde qualquer cidadão poderá consultar o andamento da iniciativa socialista.

Preparando a campanha eleitoral, subordinada ao lema “Fazer a Diferença”, o PS organiza mais um fórum de debate “Santiago em Acção: Um projecto para o Concelho” no próximo sábado, 9 de Julho, na Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém, no qual serão abordados temas como a Saúde, o Emprego, o Património Cultural e as Políticas Sociais.

Site Counter