Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

24.8.05

PS apresentou nomes da futura gestão autárquica

"9 de Outubro vai ser um marco para o Concelho"

Com a crescente confiança numa vitória eleitoral em Santiago do Cacém, nas próximas autárquicas, dado o clima de entusiasmo gerado em torno da sua candidatura, Cascão da Silva garante que as ideias e os projectos que integram o programa eleitoral visam dar, "um impulso novo ao município, no sentido do desenvolvimento económico, da modernização, da requalificação urbana e da coesão social".

Nos últimos tempos, Santiago do Cacém tem vindo já a sentir a mudança com a inovadora campanha eleitoral que o PS tem levado a cabo no terreno - cujos frutos começam a ser fortemente visíveis, como o provam os muitos emails recebidos no site oficial da candidatura, em www.fazeradiferenca.com - e que contrasta claramente com a inércia vivida no concelho nos últimos 30 anos.

Daí que o candidato socialista à Câmara Municipal sinta que “a população está ansiosa para que chegue o dia 9 de Outubro, de forma a escolher um novo rumo para o desenvolvimento do concelho”. “Em todos os contactos que efectuo, noto uma grande confiança popular no PS e na equipa abrangente que convidei. Reparo, com grande satisfação, nos muitos contactos que tenho efectuado nas últimas semanas, que existe uma intensa e autêntica vontade de recuperar o tempo perdido e fazer de Santiago do Cacém um concelho próspero e onde seja bom viver”, sublinha Cascão da Silva.

Após os fóruns “Santiago em Acção: Um projecto para o concelho”, iniciativa em que, pela primeira vez, um partido do concelho se abriu à sociedade civil auscultando 15 reconhecidos e prestigiados especialistas nacionais, e coincidindo com o lançamento da segunda fase de “outdoors”, foi chegado o momento do PS apresentar os nomes dos candidatos à Câmara Municipal. A cerimónia pública e uma conferência de imprensa decorreram no passado dia 15 de Agosto, na sede do Partido Socialista, em Santiago do Cacém. "Precisamos de relançar este nosso concelho na rota do desenvolvimento através do turismo, da cultura, da indústria e da agricultura, ancorados no nosso património histórico e na disponibilidade dos recursos humanos e financeiros que tivermos, criarmos ou conseguirmos cativar.", sublinhou Cascão da Silva no documento introdutório que apresentou.

Como já é do domínio público, a lista do PS para a gestão camarária a partir de Outubro é liderada por quatro candidatos com elevados perfis profissionais e efectivas ligações ao concelho, sendo que, dentro de uma lógica de abertura à sociedade civil e de serviço público, metade destes candidatos são independentes.

Conseguiu-se assim, na óptica de Cascão da Silva, uma equipa que “tem garra, dinâmica e constitui um valor acrescentado fantástico para a execução deste ambicioso projecto de fazer a mudança em Santiago do Cacém, dado o grande valor técnico e pessoal dos elementos que integram a lista”. Por isso, o candidato não tem dúvidas que, após o dia 9 de Outubro, “esta equipa irá fazer história, fazendo a diferença que o concelho tanto merece!”.


Texto integral da intervenção de Cascão da Silva em 15 de Agosto

O programa do Partido Socialista para a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, referente ao mandato 2005/2009, visa dar, finalmente, um impulso novo ao município, no sentido do desenvolvimento económico, da modernização, da requalificação urbana e da coesão social.

Rumo a este objectivo, agradecemos o contributo das ilustres personalidades que connosco colaboraram na elaboração deste programa e os muitos emails recebidos.

É preciso mobilizar o concelho, mobilizar todos os munícipes, para iniciar uma dinâmica de crescimento e inovação, capaz de gerar um sentimento de confiança e uma certeza na recuperação do papel relevante do concelho de Santiago do Cacém no Litoral Alentejano.

A Câmara não terá o controle de todos os factores que determinam o sucesso destes objectivos, mas terá, enquanto liderada pelo Partido Socialista, a capacidade de manter uma voz ouvida, firme e exigente, incómoda, se necessário, ou parceira, se for o caso, junto dos diferentes centros decisores do poder central ou dos seus órgãos desconcentrados.

O município de Santiago do Cacém precisa de alcançar um peso político, pelo menos condizente com a sua dimensão, a sua centralidade e a valia e o número dos seus munícipes.

Precisamos de relançar este nosso concelho na rota do desenvolvimento através do turismo, da cultura, da indústria e da agricultura, ancorados no nosso património histórico e na disponibilidade dos recursos humanos e financeiros que tivermos, criarmos ou conseguirmos cativar.

Vamos estar na linha da frente em tudo o que melhore a educação da nossa população ou crie oportunidades de fixação digna e qualificada dos nossos jovens.
Vamos estar na linha da frente na melhoria das condições ambientais ou na procura de melhores cuidados de saúde.

A Câmara será o ouvinte atento e não discriminatório dos bons projectos e das boas ideias, apoiando duma forma determinada a iniciativa individual e só assumindo lideranças onde a actividade da sociedade civil deixar carências. Antes disso, porém, tentará ser o catalisador para o despertar de um potencial que se deixou adormecido ou para as oportunidades novas que nos estão a passar ao lado.

Vamos fazer a diferença, estabelecendo uma relação de confiança recíproca com os diversos actores que estão no terreno e que, no dia a dia, ajudem a construir uma realidade melhor e sustentada.

Vamos gerir os recursos públicos que nos serão confiados, duma forma honesta, eficiente e tendo como prioridade única a qualidade de vida dos cidadãos e nunca calendários eleitorais ou ciclos políticos. Vamos ser uma Câmara de porta aberta, transparente, capaz de justificar todas e cada uma das suas decisões.

Vamos confirmar que os trabalhadores das autarquias merecem todos os seus direitos, para que cumpram a sua missão. Eles serão a primeira imagem duma Câmara responsável e amiga, que queremos implementar.

Queremos ser um parceiro igual, confiante, que escolhe um caminho comum do consenso possível, onde todos são precisos e, logo, onde todos cabem, se vierem melhorar a qualidade de vida no concelho, num quadro sustentável de crescimento. A nossa lista já reflecte essa abrangência e é tempo, é mais que tempo, de passar das palavras aos actos e da propaganda pessoal e partidária aos factos e à obra feita.

Queremos que, daqui a quatro anos, a melhoria dos indicadores de bem-estar social e de capital humano seja uma realidade e que a coesão territorial seja, também, um factor de progresso do município de Santiago do Cacém. Só por isso vale a pena.

Queremos mais futuro e melhor presente.


16 Grandes Medidas para o Concelho

1. Desenvolver o concelho – atrair empresas e criar emprego.

2. Criar condições competitivas para a fixação de profissionais de saúde no concelho.

3. Facilitar o acesso à habitação a todas as camadas sociais.

4. Empenhar-se na construção de Lares de Idosos em Alvalade, Cercal e Santo André.

5. Descentralizar competências administrativas através da criação das Lojas do Munícipe.

6. Resolver os problemas de saneamento básico ainda persistentes no concelho, e apostar numa política de ambiente que valorize e potencie o património natural, nomeadamente através da recuperação de barragens e da Lagoa de Santo André.

7. Apostar na valorização do património histórico, nomeadamente através da implementação do Museu de Arte Sacra e da recuperação dos centros históricos.

8. Colaborar com o IPPAR na divulgação turística das Ruínas de Miróbriga, e apoiar a valorização/animação do Hipódromo Romano.

9. Lançar circuitos turísticos centrados nos monumentos, museus, costa, quintas, serras e barragens.

10. Cumprir as responsabilidades da Câmara relativamente ao 1º Ciclo e Jardins de Infância, e colaborar na resolução dos problemas existentes nos restantes ciclos, nomeadamente a construção da Escola Básica 2,3 Frei André da Veiga.

11. Colaborar com o Instituto Piaget e o Ministério da Ciência e Ensino Superior no sentido de conseguir a abertura de cursos superiores na área da Saúde.

12. Construir um projecto, em diálogo com as associações, os clubes e as escolas, para o fomento da prática desportiva.

13. Criar o Gabinete de Apoio ao Associativismo para, de forma planeada, apoiar as actividades das associações de cultura e recreio, com vista à melhoria da oferta e da produção cultural.

14. Estimular a realização de estágios, quer na autarquia, quer junto das empresas localizadas no Litoral Alentejano, para estudantes naturais do município.

15. Abrir Espaços Jovens nos principais centros urbanos, com acesso às novas tecnologias e animação multimédia.

16. Prestar um melhor serviço ao munícipe, através da simplificação de procedimentos, da desburocratização e informatização dos serviços da autarquia, e da qualificação do pessoal.

Site Counter