Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

18.9.05

PROGRAMA ELEITORAL:

AGRICULTURA

Num concelho multifacetado como o nosso, a componente rural desempenha, ainda, e apesar dos tempos adversos, um papel importante na nossa economia. Vivendo as mesmas dificuldades que quaisquer dos seus congéneres nacionais, os agricultores do concelho de Santiago do Cacém têm visto degradar-se o seu quotidiano e desvalorizar-se a sua actividade, cada vez menos apoiada e incentivada.

O PS vai trazer para a autarquia uma nova forma de encarar a actividade agrícola do nosso município, assumindo-a como um aliado de pleno direito no desenvolvimento económico das freguesias rurais e de todo o município. Há, no nosso concelho, potenciais abandonados ou inexplorados em que é preciso acreditar e apostar.

A Câmara Municipal empenhar-se-á na construção de políticas que favoreçam uma actividade agrícola inovadora e “amiga do ambiente”, tomando, como parte da solução para os problemas, a formação dos recursos humanos, a modernização de práticas e o associativismo, assim como o incremento à criação, à divulgação e à comercialização de produtos e marcas que viabilizem e revitalizem o sector agrícola, dando-lhe a visibilidade e o relevo que tem vindo a perder. O concelho não pode envergonhar-se dos seus agricultores, nem pode encolher os ombros e abandoná-los quando estão fragilizados, sob pena de os aniquilar de vez.

A agricultura pode ser o tampão necessário à desertificação dos núcleos populacionais rurais, e ter um papel prioritário na ocupação e manutenção do território.

A busca de uma agricultura inovadora e rentável leva-nos a assumir uma clara aposta numa vertente em expansão e com um futuro económico promissor. Parece-nos adequado incentivar explorações no âmbito da “agricultura biológica”, informando e consciencializando os possíveis interessados nas suas potencialidades emergentes. O encontrar de soluções inovadoras é transversal a todo o nosso programa eleitoral e, neste tema em concreto, é de equacionar a criação de uma “marca” que promova os nossos produtos, tanto numa perspectiva de mercado interno como de eventual mercado externo.

Todos estes esforços, conjugados com um conhecimento profundo das potencialidades existentes – onde poderemos incluir produtos como o vinho ou o azeite – levam-nos a considerar que a agricultura no nosso concelho pode vir a ganhar um novo fôlego dinamizador.

O PS propõe as seguintes apostas no sector da agricultura:

• Valorizar os produtos locais, promovendo o levantamento e identificação criteriosa dos recursos humanos e naturais existentes, dinamizando a sua comercialização e apoiando a criação/legalização de “marcas” locais/regionais.

• Estimular a adopção de boas práticas agrícolas, em conjunto com as entidades competentes, contribuindo para o apoio à elaboração de candidaturas a projectos de investimento, e incentivando a divulgação de medidas agro-ambientais consentâneas com as preocupações de um desenvolvimento sustentável.

• Promover a valorização dos espaços naturais e o seu usufruto para actividades de animação ambiental com fins turísticos, de investigação e pedagógicos (exemplo: quinta pedagógica), nomeadamente através do apoio à criação de alojamento turístico em espaço rural, de aproveitamento agrícola e a pensar na criação de circuitos turísticos concelhios.

• Remodelar os Mercados Municipais, colocando à disposição dos consumidores uma maior variedade de produtos locais, para que estes Mercados se tornem também locais de interesse turístico.

• Promover o associativismo agrícola, de forma a aumentar a garantia do escoamento de produtos e o controle da cadeia de valor.

Site Counter