Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

13.9.05

PROGRAMA ELEITORAL:

JUVENTUDE

Uma das maiores apostas do futuro executivo socialista da autarquia irá passar pela política de Juventude nas suas diversas vertentes. Que a Juventude no nosso concelho nunca foi olhada, nem tratada, da forma mais adequada não constitui, infelizmente, nenhuma novidade. Um dos piores exemplos da gestão passada da CDU encontra-se no encerramento, em meados da década de noventa, do Centro de Apoio à Juventude que funcionava em Vila Nova de Santo André, em que o empenhamento da autarquia com vista à sua continuidade, foi nulo ou diminuto. Acresce que, não obstante variadas tentativas protagonizadas pelo movimento associativo juvenil concelhio, nunca a Câmara Municipal viabilizou a instalação, na cidade de Santiago do Cacém, de igual infra-estrutura que desempenharia importantes funções, tanto formativas como informativas.

Afirmar que a Juventude deve ser apoiada porque é o futuro, apesar de ser verdade, é uma frase gasta e limitativa, pouco justa para com um vasto conjunto de pessoas que cresceu no nosso concelho e que muito pouco tem recebido em troca. Torna-se, deste modo, urgente repensar toda a política de Juventude e incluir os próprios jovens na sua definição e implementação. A grande aposta do PS no sector da Juventude passará, também, pela criação de “Espaços Jovens”, numa primeira fase em Santiago do Cacém e em Vila Nova de Santo André.

Estes “Espaços Jovens” devem constituir pontos de interesse efectivo para a Juventude do concelho, contando com funcionalidades que lhes sejam, especificamente, dirigidas e, para tanto, reflectidas.
Nessa perspectiva, deve funcionar, nestas instalações, um Centro de Informação para a Juventude (em articulação com o Instituto Português da Juventude) e com diversas áreas de actuação, das quais, salientamos, entre outras:

• A promoção e auxilio no aproveitamento dos variados Programas específicos, tanto em aspectos de Lazer, Associativismo e Voluntariado, como de âmbito Profissional (Campos de Férias e de Trabalho; OTL - Ocupação de Tempos Livres; Programa JUVENTUDE; Jovens Criadores; ASA – Agentes para a Sociedade da Aprendizagem; PRIME JOVEM – Programa de apoio à Iniciativa Empresarial Jovem).

• Gabinetes de Apoio e Aconselhamento com técnicos habilitados (matérias jurídicas, projectos profissionais, e, na vertente de saúde, técnico em alimentação/nutrição e psicólogo - na área de intervenção primária) e auxilio em matérias mais práticas, como a elaboração de um “curriculum vitae”.

• Novas Tecnologias, com disponibilização de Internet de Alta Velocidade.

• Animação apropriada e calendarizada (workshops, p.e.) e espaços multimédia, apostando, ainda, numa “Escola de Música Moderna” (em complementaridade com a existente Escola de Música) e em desportos radicais (em parceria com clubes desportivos).

Incentivando a ocupação saudável dos tempos livres da Juventude, iremos promover a realização de um Concurso de Música Moderna Portuguesa, para grupos constituídos por elementos naturais ou residentes no Alentejo ou no distrito de Setúbal. Os prémios podem passar por gravação de CD, equipamentos musicais ou outros incentivos à criação artística. Dentro da mesma linha, será, também, lançado um Festival anual de música moderna portuguesa, que sirva de abertura aos festivais de Verão. Procuraremos, assim, evitar concertos pontuais e inconsequentes, investindo na afirmação de uma iniciativa que procurará crescer em qualidade, importância e impacto, ano após ano.

Em articulação com o proposto no âmbito do Emprego, o PS irá criar um Gabinete de Promoção e Incentivo ao regresso dos jovens do concelho, que tenham ido estudar para fora e não tenham regressado após conclusão dos cursos. Este Gabinete organizará um Fórum anual de Desenvolvimento Local, com reunião dos Profissionais do concelho (residentes ou não) e de Instituições Públicas e Privadas. Ninguém melhor do que os nossos jovens poderá contribuir para o desenvolvimento e para o progresso da nossa terra.

Ainda em matéria de Emprego, defendemos o lançamento de um “Programa de Estágios” na Autarquia, dirigido a jovens licenciados, naturais ou residentes no nosso concelho.

Na vertente da Habitação, apostaremos em incentivos claros e rigorosos na aquisição de casa própria e, estipulando, no que respeita à dinamização dos centros históricos, condições preferenciais para a Juventude.

Assumindo uma atitude moderna e digna da politica inovadora que pretendemos implantar no concelho, iremos instalar redes wi-fi no Parque Central em Vila Nova de Santo André e no Jardim Municipal em Santiago do Cacém, permitindo o acesso à Internet sem fios através de um computador portátil, PDA ou outro dispositivo compatível.

A política de Juventude entronca em, praticamente, todas as restantes áreas do nosso Programa (Desporto, Empreendedorismo, Habitação, Emprego, Cultura, Associativismo, Educação, etc.) e terá um cuidado muito especial a todos os níveis.

Assim, o PS pretende implementar as seguintes medidas no sector da juventude:

• Criação de “Espaços Jovens” em Vila Nova de Santo Andre e em Santiago do Cacém.

• Lançamento de Concurso de Música Moderna Portuguesa, dirigido a grupos constituídos por elementos naturais ou residentes no Alentejo ou no distrito de Setúbal.

• Festival anual de Música Moderna Portuguesa, que sirva de abertura aos festivais de Verão e projecte o concelho em termos nacionais.

• Gabinete de Promoção e Incentivo ao regresso dos jovens naturais do concelho.

• Fórum anual de Desenvolvimento Local.

• “Programa de Estágios” na Autarquia, dirigido a jovens licenciados, naturais ou residentes no nosso concelho.

• Incentivos para aquisição de casa própria.

• Instalação de redes wi-fi (Internet sem fios) no Parque Central em Vila Nova de Santo André e no Jardim Municipal em Santiago do Cacém.

Site Counter