PROGRAMA ELEITORAL:
TRANSPORTES E ACESSIBILIDADES
Em pleno século XXI, num mundo cada vez mais global, as acessibilidades e os transportes devem ser preocupação de qualquer órgão de poder.
As novas tecnologias da informação vieram, é certo, encurtar distâncias e facilitar trocas comerciais, mas uma política de desenvolvimento sustentado, criadora de emprego e preocupada com o bem-estar dos munícipes não pode cingir-se a esta nova valência, sob pena de descurar infra-estruturas básicas que servem o dia-a-dia das pessoas, a nível local, regional ou nacional.
Os projectos previstos no programa do Governo (Complexo Industrial de Sines, Alqueva, Aeroporto de Beja e ligação ferroviária e rodoviária com Espanha), cruzados com a localização estratégica do concelho de Santiago do Cacém no Litoral alentejano, obrigam a que este município passe a dispor de outros acessos rodoviários, que possibilitem ligações rápidas às suas freguesias, aos municípios vizinhos, aos centros económicos e de decisão, à região do Alentejo ou à Extremadura espanhola
Por outro lado, o nosso concelho comporta uma costa de características únicas e elevado potencial turístico, e um significativo património arqueológico que a inexistência de uma boa rede viária condena ao isolamento e à letargia, afastando o investimento e a consequente criação de emprego.
Além disso, as nossas duas cidades de média dimensão, a nossa proximidade ao complexo industrial de Sines, bem como a nossa centralidade regional, reforçada pela existência do Hospital do Litoral Alentejano, justificam um outro mapa rodoviário e de transportes para o nosso município, consentâneo com a nossa ambição, a nossa perspectiva de desenvolvimento e a qualidade de vida a que os nossos munícipes têm direito.
O município de Santiago do Cacém, gerido pelo PS, e numa atitude concertada com os outros municípios do Litoral Alentejano, exigirá que:
O projecto do IP8 seja executado durante o próximo mandato.
Seja construída uma nova rede viária que resolva os problemas de acesso ao Hospital do Litoral Alentejano.
É nosso compromisso encontrar, em conjunto com o poder central, regional e/ou outros organismos, soluções que permitam:
Requalificar a estrada de Santa Cruz, para assegurar uma ligação digna entre Santiago do Cacém e o IC33.
Ligar condignamente as duas cidades do município.
Construir uma Circular a Santiago do Cacém.
Criar uma ciclovia de ligação entre a cidade de Santo André e a Lagoa.
Assumimos, também, como imperativos:
Manter e melhorar a pavimentação da rede viária municipal.
Asfaltar os principais arruamentos de terra batida, existentes em vilas e aldeias.
Manter e melhorar os caminhos vicinais.
No que diz respeito a transportes rodoviários, o PS propõe-se avançar com um estudo de tráfego no concelho, de forma a avaliar a oferta de transporte público existente, incluindo transporte urbano em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.
Impõe-se encontrar rápida solução para os problemas de:
Estacionamento nos centros urbanos de Santiago do Cacém e Cercal.
Mobilidade no interior das cidades de Santiago do Cacém e Santo André.
Mobilidade das populações dos pequenos aglomerados das freguesias rurais.
TRANSPORTES E ACESSIBILIDADES
Em pleno século XXI, num mundo cada vez mais global, as acessibilidades e os transportes devem ser preocupação de qualquer órgão de poder.
As novas tecnologias da informação vieram, é certo, encurtar distâncias e facilitar trocas comerciais, mas uma política de desenvolvimento sustentado, criadora de emprego e preocupada com o bem-estar dos munícipes não pode cingir-se a esta nova valência, sob pena de descurar infra-estruturas básicas que servem o dia-a-dia das pessoas, a nível local, regional ou nacional.
Os projectos previstos no programa do Governo (Complexo Industrial de Sines, Alqueva, Aeroporto de Beja e ligação ferroviária e rodoviária com Espanha), cruzados com a localização estratégica do concelho de Santiago do Cacém no Litoral alentejano, obrigam a que este município passe a dispor de outros acessos rodoviários, que possibilitem ligações rápidas às suas freguesias, aos municípios vizinhos, aos centros económicos e de decisão, à região do Alentejo ou à Extremadura espanhola
Por outro lado, o nosso concelho comporta uma costa de características únicas e elevado potencial turístico, e um significativo património arqueológico que a inexistência de uma boa rede viária condena ao isolamento e à letargia, afastando o investimento e a consequente criação de emprego.
Além disso, as nossas duas cidades de média dimensão, a nossa proximidade ao complexo industrial de Sines, bem como a nossa centralidade regional, reforçada pela existência do Hospital do Litoral Alentejano, justificam um outro mapa rodoviário e de transportes para o nosso município, consentâneo com a nossa ambição, a nossa perspectiva de desenvolvimento e a qualidade de vida a que os nossos munícipes têm direito.
O município de Santiago do Cacém, gerido pelo PS, e numa atitude concertada com os outros municípios do Litoral Alentejano, exigirá que:
É nosso compromisso encontrar, em conjunto com o poder central, regional e/ou outros organismos, soluções que permitam:
Assumimos, também, como imperativos:
No que diz respeito a transportes rodoviários, o PS propõe-se avançar com um estudo de tráfego no concelho, de forma a avaliar a oferta de transporte público existente, incluindo transporte urbano em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.
Impõe-se encontrar rápida solução para os problemas de:
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