Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

6.9.05

PROGRAMA ELEITORAL:

TURISMO

A importância estratégica do Turismo na economia do nosso país é cada vez maior e o nosso concelho é um caso exemplar de oportunidades perdidas e de potencialidades que importa, necessariamente, aproveitar na vertente turística. Com um rico, belo e vasto património histórico e natural, Santiago do Cacém é um concelho com fantásticas condições, com vista à implantação de um turismo de qualidade e gerador de emprego e desenvolvimento económico.

Ao longo dos últimos 30 anos, muito pouco tem sido feito para que o benefício do turismo seja visível e real. Praias como a da Costa de Santo André, Areias Brancas ou Porto das Carretas têm de ser adequadamente promovidas e utilizadas. As Ruínas Romanas de Miróbriga, o Castelo e a Igreja Matriz, o Palácio dos Condes de Avillez, o Museu Municipal e os Centros Históricos de Santiago do Cacém, Alvalade e do Cercal têm de ser elos de uma cadeia na componente designada por turismo cultural.

Efectivamente, nós dispomos de um notável património histórico e de um património natural único, símbolos da nossa identidade, que não podemos continuar a deixar degradar ou desaparecer. Apostamos na promoção e valorização destes patrimónios, devolvendo-lhes dignidade, bem como protagonismo no desenvolvimento do concelho.

Por outro lado, a nossa costa tem todas as condições para vir a tornar-se nas praias dos nossos vizinhos espanhóis, oriundos da Extremadura e de parte da Andaluzia, com todas as consequências positivas que daí advêm na criação de emprego e de novas oportunidades para a nossa população.

Assim, consciente do potencial único do nosso concelho e da urgência em aproveitar o turismo em prol do nosso desenvolvimento colectivo, o PS pretende:

  • Lançar um projecto de circuitos turísticos centrados nos monumentos, nos museus, nas praias, no Parque da Badoca, mas também nas quintas, serras e barragens.


  • Criar um roteiro concelhio que envolva a gastronomia, o artesanato e as tradições populares.


  • Apostar no Turismo Cultural e Ambiental, bem como, no Turismo Rural e de Habitação, atraindo e/ou incentivando o investimento.


  • Criar parcerias com os agentes turísticos e com os municípios do Litoral Alentejano, de modo a encontrar soluções que projectem o concelho e a região além das suas fronteiras geográficas.


  • Rever o Plano de Pormenor para a Costa de Santo André, no sentido de se concretizar um “resort ecológico”, um projecto arquitectónico e paisagístico de grande qualidade, que potencie, preserve e valorize o meio natural envolvente da Lagoa e o seu ecossistema, e que seja um factor de crescimento turístico e económico do nosso concelho, garantindo o sucesso comercial do empreendimento. Iremos apostar num projecto com menos camas, mas com maior respeito pela natureza e com padrões turísticos que nos permitam entrar no pelotão da frente ao nível da oferta e da qualidade do serviço. A Lagoa de Santo André merece o nosso respeito ambiental e será essa mesma aposta na natureza que irá transformar o empreendimento num factor de sucesso para o concelho.

  • Site Counter