Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

8.9.05

PROGRAMA ELEITORAL:

CULTURA E ASSOCIATIVISMO

É missão da autarquia local favorecer a preservação do património, das tradições e da criação artística, mas, também, facilitar o acesso dos cidadãos à cultura, através da sua democratização. Um município moderno deve desempenhar um papel de apoio e dinamização da sociedade civil e do tecido associativo do concelho, com vista à mobilização do maior número de munícipes para a prática e fruição de actividades culturais.

O PS defende uma política cultural dinâmica, diversificada e abrangente, aberta aos diferentes públicos e às diferentes realidades do nosso concelho; uma política cultural em que a autarquia seja parceiro interessado e empenhado no trabalho conjunto com as colectividades, com as escolas e com os agentes culturais.

A autarquia assumirá um papel activo na criação de uma rede concelhia de divulgação e promoção do património, das actividades, do artesanato e dos produtos regionais das diversas freguesias. O PS assume, assim, o compromisso de valorizar os artistas locais, criando ou apoiando manifestações que promovam a actividade criadora dos nossos munícipes, assumindo que é necessário garantir condições para que os mais experientes possam “passar o testemunho” dos seus saberes ancestrais às gerações mais jovens.

A autarquia socialista de Santiago do Cacém apostará na promoção de programas de formação e de ocupação de tempos livres, que facultem a aprendizagem de diferentes artes (música ou expressão dramática), objectivando a criação de hábitos culturais em todo o concelho, e a pensar no fomento de uma actividade artística regular.

A necessidade de potenciar o valor das numerosas e variadas associações e colectividades de cultura e recreio existentes no nosso concelho, assim como a intenção assumida de melhorar a oferta e a produção cultural exigem a criação de um Gabinete de Apoio ao Associativismo que estimule a inovação, que fomente a partilha de responsabilidades entre a autarquia e a sociedade civil, que promova o diálogo entre as associações e o poder autárquico, que viabilize um necessário planeamento de actividades (facilitador da criação de parcerias e de iniciativas conjuntas), que incentive o progresso e a melhoria da qualidade das nossas associações e que permita um melhor e mais justo aproveitamento dos recursos.

Um concelho culturalmente activo precisa de infra-estruturas que possibilitem a divulgação dos projectos existentes. As grandes freguesias do concelho, como Alvalade, Cercal e Ermidas-Sado, precisam de espaços culturais polivalentes, que sirvam as populações e a actividade das suas colectividades, e o PS compromete-se a encontrar soluções que permitam satisfazer esta legítima ambição. Do mesmo modo, reconhece-se a necessidade de dotar Santo André de um Centro Cultural que proporcione às suas forças vivas condições de trabalho e de desenvolvimento e que seja, também, um espaço aberto ao surgimento de outros agentes culturais.

É nosso objectivo estratégico promover o nosso município como pólo dinâmico e dinamizador cultural do Litoral Alentejano. Nesta perspectiva, assumimos que a sede do município continua a carecer de um espaço multifacetado e polivalente, adequado às necessidades da cidade e do município.

Continuamos a necessitar de um verdadeiro auditório municipal que possa albergar um número considerável de pessoas e com capacidade para trazer a Santiago do Cacém grandes orquestras ou companhias de teatro e bailado, bem como, grupos musicais e eventos culturais que exijam espaço para poderem desenvolver o respectivo espectáculo. O projecto de auditório municipal para o parque de exposições, adjudicado recentemente pela autarquia, não serve as necessidades da população, não dignifica o concelho, nem resolve as carências existentes, pelo que, terá de ser revisto. A Câmara Municipal irá procurar meios e parcerias para dotar a cidade de Santiago do Cacém de um verdadeiro Centro Cultural.

Assim, a autarquia socialista empenhar-se-á em:

  • Criar uma rede concelhia de divulgação e promoção do património, das actividades, do artesanato e dos produtos regionais das diferentes freguesias.


  • Implementar e/ou apoiar manifestações que valorizem os artistas locais e incentivem a actividade criadora dos munícipes.


  • Providenciar programas de formação e de ocupação de tempos livres, que facultem a aprendizagem de diferentes artes e expressões, objectivando a criação de hábitos culturais em todo o concelho e o fomento de uma actividade artística regular. Esta é, também, uma forma de garantir condições para que os nossos artesãos possam passar às gerações mais jovens o “testemunho” dos seus saberes tradicionais, que não podemos correr o risco de perder.


  • Criar o Gabinete de Apoio ao Associativismo, que irá apoiar as associações e colectividades de cultura e recreio, com vista a melhorar a oferta e produção cultural e a promover o diálogo entre as associações e a autarquia, estimulando a planificação integrada e concertada das actividades.


  • Encontrar soluções para dotar as freguesias de Alvalade, Cercal, Ermidas e Santo André de espaços culturais polivalentes, que sirvam dignamente as populações e a actividade das suas colectividades e das suas forças vivas e sejam espaços abertos ao surgimento de outros agentes culturais.


  • Procurar meios e parcerias para dotar a cidade de Santiago do Cacém de um verdadeiro Centro Cultural.

  • Site Counter