Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

12.9.05

PROGRAMA ELEITORAL:

SAÚDE, POLÍTICAS SOCIAIS E TERCEIRA IDADE

Um poder local moderno tem como preocupação fundamental a promoção da qualidade de vida das populações, actuando de forma a preservar e melhorar o seu dia-a-dia e desenvolvendo políticas activas que facultem aos cidadãos condições de vida dignas, nomeadamente em matéria de acesso à saúde.

O concelho de Santiago do Cacém debate-se com graves problemas ao nível da prestação dos cuidados de saúde, com cerca de 30% da população privada dos serviços de um médico de família e com um novo Hospital do Litoral Alentejano confrontado com falta de médicos e enfermeiros que assegurem o funcionamento de todos os serviços e equipamentos.

A abertura do novo hospital veio minorar algumas das dificuldades existentes, mas a falta de profissionais de saúde é um preocupante factor de perda de qualidade de vida das nossas populações e, por isso, devem conjugar-se esforços para resolver esta situação. O Partido Socialista tudo fará para conseguir viabilizar, junto do poder central, um rápido preenchimento do quadro de pessoal do novo Hospital.

Assim, o PS irá:

• Desenvolver uma política de atractivos para incentivar uma maior permanência de profissionais de saúde no concelho.

• Assumir, no quotidiano, uma prática de diálogo institucional exigente e construtivo com o poder central e com as entidades competentes em matéria de cuidados de saúde, com vista a garantir que sejam encontradas soluções para os problemas do nosso município.

• Diligenciar junto do poder central a fim de se providenciar o rápido preenchimento do quadro do novo hospital.


Por outro lado, num município que regista uma elevada taxa de envelhecimento da sua população, a atenção à terceira idade tem de ser uma prioridade. Temos de assumir a protecção e o apoio ao idoso como um valor absoluto. É preciso garantir que, neste concelho, a velhice seja sinónimo de bem-estar e de dignidade.

Neste sentido, o PS compromete-se a:

• Contribuir activamente para, em colaboração com outras entidades e com as instituições de solidariedade social, melhorar e ampliar a rede de cuidados domiciliários.

• Lançar um programa de prestação de cuidados de proximidade à terceira idade, integrado num projecto de apoio que passará pela criação do “Cartão do Idoso”, ao qual estará associado, por exemplo, um serviço de pequenas reparações domésticas.

• Desencadear todos os mecanismos ao alcance da autarquia para desburocratizar, facilitar e incentivar processos de instalação e/ou construção de equipamentos destinados ao acolhimento dos nossos idosos, nas freguesias de Alvalade, do Cercal e de Santo André.

• Empenhar-se activamente na criação de condições para a rápida assinatura do protocolo que viabilize a abertura da Unidade de Apoio Integrado que a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém tem pronta a entrar em funcionamento há dois anos.

Site Counter