Santiago em Acção
um projecto para o concelho

Encontrar soluções para os muitos problemas que afectam o mais importante e populoso concelho do litoral alentejano foi o propósito de dois fóruns de debate, realizados nos dias 2 e 9 de Julho, em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém.
Dessa reflexão e debate nasceu o mais ambicioso Programa Eleitoral em 30 anos de Poder Autárquico.
Durante a Campanha Eleitoral de 2005 o Partido Socialista Fez a Diferença.

14.9.05

PROGRAMA ELEITORAL:

MODERNIZAÇÃO AUTÁRQUICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A modernização administrativa é uma pedra basilar neste século XXI, em que se pretende um serviço autárquico menos burocrático, mais transparente e próximo do munícipe. Por isso, defendemos processos simplificados no acesso aos recursos administrativos da autarquia: menos formulários, maior rapidez e eficiência; diminuição da burocracia por via da descentralização, da disponibilização de serviços e formulários online e criação de extensões camarárias nas freguesias em que tal se justifique.

Por outro lado, é necessário aumentar a eficiência e a eficácia dos serviços, diminuir o tempo de espera na avaliação dos processos e providenciar a celeridade de procedimentos. Esta modernização passa, em primeiro lugar, por se acreditar na mais valia constituída pelos trabalhadores camarários e, em segundo, por um plano de formação que responda às necessidades de todos os funcionários. Estes, mais do que ninguém, são os primeiros a quererem prestar um serviço de qualidade ao munícipe.

Assim, assumimos os seguintes compromissos:

• Lançar um verdadeiro “Portal do Concelho” (Internet) com ampla informação sobre tudo o que existe, incluindo oportunidades de investimento e iniciativas que estejam calendarizadas.

• Criar “Lojas do Munícipe” em articulação com Juntas de Freguesia de maior dimensão (Cercal, Alvalade e Ermidas-Sado) e recorrendo a recursos humanos que residam nas próprias freguesias.

• Finalizar a instalação de uma Delegação de Serviços Camarários em Vila Nova de Santo André.

• Descentralizar, ao máximo, serviços e competências nas Juntas de Freguesia, acompanhados de recursos humanos, materiais e financeiros, sobretudo naquelas que tenham maior dimensão e capacidade de gestão.

• Criar um gabinete de apoio jurídico e administrativo às Juntas de Freguesia.

• Definir, claramente, os objectivos a atingir para cada um dos funcionários e premiar o mérito.

• Avançar com a figura do “gestor de processo”, de modo a haver um atendimento personalizado que facilite e acelere o acompanhamento e tratamento dos assuntos.

• Fazer um levantamento das necessidades de formação e lançar aos trabalhadores da autarquia um projecto baseado no princípio de que todos somos poucos para responder às necessidades dos munícipes do concelho: qualificar, formar e modernizar os serviços camarários.

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